As 7 principais dúvidas sobre o Caribe

O Caribe é uma das regiões mais bonitas do planeta e conhecer suas belas praias é o sonho de muitas pessoas. Há muitas perguntas que as pessoas se fazem sobre este lugar. Pensando nisso, fizemos uma lista com as 7 principais dúvidas que as pessoas têm quando o assunto é Caribe. Confira a seguir:

1. O que é o Caribe
Ao contrário do que muitos pensam o Caribe não é um país. O Caribe é uma região do continente americano formada pelo mar do Caribe e suas ilhas. Por isso, quando você ouvir alguém falar “eu vou viajar para o Caribe” a primeira coisa que você pode dizer é “legal, mas para qual país ou ilha do Caribe?”. Para mais informações veja o link https://pt.wikipedia.org/wiki/Caribe.

2. Por que o mar do Caribe é tão azul
Há alguns fatores que influenciam a cor do mar como profundidade e limpidez. Nas praias do Caribe a areia é bastante clara, até mesmo um pouco cor de rosa, e isto ajuda a refletir mais a luz do sol nas áreas mais rasas e por isso a água parece mais clara perto da praia. Em um lindo dia de sol fica nítido o azul estonteante do mar do Caribe e tornam suas praias ainda mais paradisíacas.

A transparência do mar do Caribe contribui para refletir sua linda cor

A transparência do mar do Caribe contribui para refletir sua linda cor

3. Qual a língua oficial do Caribe
Há muitas línguas faladas no Caribe. Não existe um idioma oficial, isto depende de qual país você vai visitar. De um modo geral, o inglês e espanhol são as línguas mais faladas e você vai conseguir se comunicar bem em praticamente qualquer lugar usando um desses idiomas. Veja alguns exemplos dos idiomas falados:

O espanhol é mais falado em destinos como Cancún, Punta Cana e San Andrés.

O inglês é o idioma oficial de Barbados. Há muitos turistas britânicos, por isso saber inglês também ajuda a se comunicar com outros turistas.

Em Aruba e Curaçao o idioma predominante da população é o papiamento, uma língua derivada de outros idiomas, inclusive do português. Mas o idioma inglês também é muito usado, visto que a maioria dos turistas são dos Estados Unidos.

Em St. Maarten e St. Martin (ilha dividida entre território francês e holandês) a língua oficial na face norte é o francês e na face sul inglês e holandês. Mas em toda a ilha o inglês é amplamente utilizado.

Você não precisa dominar estes idiomas, mas ter um pouco de noção de inglês ou espanhol irá ajudar na comunicação em sua visita ao Caribe.

4. Quanto custa viajar para o Caribe
Preparar um bom orçamento é uma decisão importante para qualquer viagem, principalmente em uma viagem internacional. Fizemos um post especial sobre esta dúvida aqui no blog. Leia em Quanto custa viajar para o Caribe.

5. Qual a moeda utilizada no Caribe
Cada país possui a sua moeda corrente. De um modo geral, a moeda mais aceita em todo o Caribe é o dólar americano, você vai encontrar muitas coisas cotadas nessa moeda. Portanto, leve alguns dólares com você. Chegando no pais você poderá sacar mais dinheiro na moeda local em caixas eletrônicos usando o cartão de débito ou crédito e não precisará ficar tão preocupado com a cotação da moeda local para o dólar americano.

6. Quais companhias aéreas viajam do Brasil para o Caribe
As principais companhias aéreas que voam do Brasil para o Caribe são:

Gol, TAM, Copa, Avianca, Lan, Aeroméxico e InselAir.

Alguns voos da Gol e TAM são diretos, enquanto que as outras companhias fazem conexão em algum país latino-americano. A InselAir possui voos diretos saindo de Manaus. Há também as companhias aéreas americanas, como American Airlines, United e Delta. Estas companhias fazem conexão nos Estados Unidos e neste caso é necessário possuir o visto americano.

Fizemos um post com as principais opções de voo do Brasil para o Caribe. Leia mais em Quais companhias aéreas voam para o Caribe.

7. Quais os requisitos para entrar nos países do Caribe
É comum as pessoas perguntarem se para ir ao Caribe precisa de visto ou passaporte. Para responder esta pergunta você precisa primeiro decidir para qual país deseja viajar, pois os requisitos podem variar de acordo com o destino escolhido.

Na maioria dos países é necessário somente um passaporte que deve ser válido no momento da entrada ou ter validade de 6 meses. No Portal Consular você encontra várias informações sobre os requisitos de entrada nos países caribenhos, bem como outras informações importantes sobre saúde e segurança no país.

Sentiu falta de alguma dúvida importante? Deixe seu comentário abaixo que teremos o prazer em responder!