Como é voar com a Copa para o Caribe

A Companhia Panamenha de Aviação, ou Copa, opera diversos voos para o Caribe. Os voos que partem do Brasil fazem conexão na Cidade do Panamá, no aeroporto de Tocumen. Nós fizemos o voo de Brasília para Aruba e vamos contar neste post como é viajar com a Copa.

Como estamos no sul do Brasil, tivemos que comprar um trecho separado saindo de Curitiba para Brasília. Nós ficamos bastante tempo pesquisando os preços, sendo que a ideia inicial era sair de Guarulhos. Saindo de Guarulhos encontramos passagens por aproximadamente R$ 1.900,00 ida e volta. Como não comprei de primeira acabei perdendo este valor que depois acabou subindo para mais de R$ 2.300,00.

Então decidi pesquisar saindo de outras cidades e encontrei saindo de Brasília por cerca de R$ 1.800,00. Desta vez decidi não perder tempo e comprei as passagens, este foi o melhor preço que encontrei em todas as pesquisas que eu fiz.

embarque_aruba

Para viajar para Aruba, além do passaporte, agora é necessário estar vacinado contra a febre amarela. Veja o artigo Como tomar a vacina contra a febre amarela publicado aqui no blog. A vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem.

Itinerário do voo de ida:
Brasília – Panamá – 02h15 – 06h24
Panamá – Aruba – 09h28 – 12h25

Estes eram os horários previstos dos voos de acordo com a hora local de cada pais. No Panamá são duas horas a menos que o horário de Brasília e em Aruba é uma hora a menos.

Check-in
Fizemos o check-in no aeroporto de Brasília por volta das 22h30. Embora nos já estivéssemos no aeroporto às 20h o guichê da Copa só estava disponível após as 22h. O processo de check-in foi bem tranquilo. Ao voar com a Copa é possível pontuar no Smiles (programa de milhas da Gol), basta informar o número do Smiles para o atendente. No total, a viagem rendeu 3.436 milhas 🙂

Nós não despachamos bagagem, levamos uma mochila e uma mala como bagagem de mão. A área para o embarque internacional foi liberada somente após a meia noite, então tivemos de esperar no saguão do aeroporto.

Minha esposa acabou perdendo um shampoo e um creme na revista antes do embarque, pois apesar de estar como menos de 100ml, ela os havia passado para embalagens que estavam sem a identificação do produto, então não a deixaram embarcar com eles.

bilhete_embarque_copa

Voo para o Panamá
O voo para o Panamá é operado em um Boeing 737-800 na configuração 3-3, o mesmo avião da Gol, e são quase 6 horas de voo. O voo foi bem tranquilo e por ser um voo noturno não deu pra sentir falta de entretenimento de bordo, que é bem fraco. Os comissários são atenciosos, mas falam somente espanhol ou inglês. Os espaço entre as poltronas é razoável, considerando que eu tenho 1,78m e minha esposa 1,56m.

espaco_poltrona_1

espaco_poltrona_2

Refeição
Após a decolagem é servido um lanche, porém acabei não pegando. Cerca de um hora antes do pouso é servido o café da manhã. Escolhi o omelete com batatas, que estava bem saboroso.

cafe_manha_voo

Conexão
Chegamos de manhã cedo na Cidade do Panamá e fomos logo procurar um cafezinho. Não houve necessidade de preencher o formulário de imigração ou passar por alfândega, pois nosso destino final não era o Panamá. Encontramos rapidamente nosso portão de embarque para Aruba e ficamos ali por perto.

Voo para Aruba
O voo para Aruba é operado em um jato Embraer 190 na configuração 2-2, semelhante aos utilizados pela Azul, e são cerca de uma hora e meia de viagem. Não possui entretenimento de bordo, mas por ser uma viagem curta não fez muita falta. Uns 30 minutos após a decolagem foi servido um sanduíche de peito de peru e queijo.

Lembre de levar uma caneta para preencher o formulário de imigração para Aruba. O formulário é bem simples, sendo necessário preencher algumas informações básicas como seu nome, endereço, hotel e quantos dias vai se hospedar.

Ficamos no lado esquerdo do avião, que é a melhor posição para tirar as fotos da chegada a ilha. Estávamos na expectativa de logo chegar em Aruba e conseguimos registrar alguns momentos da chegada, que é inesquecível.

janela_aviao_aruba

Em Aruba
No aeroporto de Aruba passamos pela imigração e após ter o passaporte carimbado foi só curtir os lindos dias de sol e calor! Em breve faremos um post falando sobre nossa visita a ilha.

one_happy_island

Aruba

Itinerário do voo de volta:
Aruba – Panamá – 13h22 – 14h28
Panamá – Brasília – 15h43 – 0h05

Voo de volta
Após dias maravilhosos de muito sol e mar chegou o dia da volta. Fizemos o check-in no aeroporto de Aruba que também foi bem tranquilo. Lembre de guardar o canhoto do formulário de imigração quando você chegar em Aruba, pois é necessário devolvê-lo na volta.

De um modo geral o voos foram bem semelhantes. É servido um lanche no voo de Aruba para o Panamá e como eu estava com bastante fome, perguntei para a comissária se podia ganhar outro. Ela me pediu para aguardar um pouco pois como havia passageiros que estavam dormindo eu teria de esperar para ver se ia sobrar. Apesar de falar isso, 1 minuto depois ela me trouxe outro lanche 😀

O tempo de conexão do voo do Panamá para Brasília era de apenas uma hora e quinze, então não tivemos de esperar muito. Só é importante ficar bem atento ao painel de informações do embarque pois em nosso cartão falava que o embarque seria no portão 32, porém foi realizado no portão 21. O voo de volta para o Brasil atrasou cerca de 30 minutos. Neste voo foi servido almoço e lanche, sendo que o almoço incluía opções de vinho tinto e branco.

lanche_aruba

almoco_voo

Conclusão
A Copa é uma ótima opção para viajar ao Caribe. Possui um bom serviço, voos pontuais e comissários atenciosos. Deixou a desejar somente na questão de entretenimento de bordo e também por se tratar de um voo longo as poltronas da classe econômica se tornam um pouco desconfortáveis. De um modo geral é um ótimo voo e com certeza eu o faria novamente, ainda mais para visitar as lindas praias do Caribe!