Como é voar com a Gol para o Caribe

A Gol oferece voos para quatro destinos no Caribe: Barbados, Aruba, Punta Cana e Tobago. É a única companhia aérea com voos diretos do Brasil para Barbados e Punta Cana. O voo para Aruba faz escala em Caracas.

O voo direto entre Guarulhos e Barbados opera aos sábados com cerca de 5 horas e 40 minutos de duração. Fizemos esse voo partindo de Florianópolis. Compramos as passagens no site do Smiles trocando milhas. Na época da viagem, em maio de 2014, foi possível encontrar as passagens por 40 mil milhas considerando todos os trechos de ida e volta. Para viajar para Barbados basta ter um passaporte válido por no mínimo 6 meses na data da viagem e estar vacinado contra a febre amarela.

Praia de Miami Beach em Barbados

Praia de Miami Beach em Barbados

Itinerário do Voo de Ida:
FLN – GRU – 09h30 – 10h30
GRU – BGI – 15h10 – 19h50

Check-in
Ao fazer o check-in no aeroporto de Floripa tivemos um problema para despachar a bagagem, pois segundo a atendente, que foi bastante simpática, o sistema da Gol não estava permitindo despachar a bagagem direto até o destino final, assim teríamos de pegar a bagagem em Guarulhos e despachá-la novamente para Barbados. Mas depois de alguns minutos tudo foi resolvido e a bagagem foi despachada diretamente até Barbados que para nossa alegria chegou sã e salva. Tirando esse pequeno incidente, todo o procedimento de check-in tanto no voo de ida quanto no voo de volta foi bastante tranquilo.

Chegamos em Guarulhos as 11 horas e esperamos até o nosso tão aguardado voo as 15h10. É bom ficar de olho no painel com as informações do voo pois em nosso cartão de embarque informava o portão 16 porém o embarque foi feito no portão 27.

Cartão de embarque indicando o portão 16

Cartão de embarque indicando o portão 16

 

Painel indicando o voo para Bridgetown no portão 27

Painel indicando o voo para Bridgetown no portão 27

 

Voo / Refeição
O avião é um Boeing 737-800, o mesmo usado em voos domésticos. Logo após a decolagem os comissários distribuem o formulário para o controle de imigração que deve ser preenchido durante o voo e entregue ao chegar em Barbados. Não precisa ter pressa para preencher, pois o formulário é simples e tem bastante tempo durante o voo. Só não esqueçam de preencher o verso do formulário, que foi o que aconteceu em nosso caso. Mas se faltar alguma informação dá para terminar de preencher quando chegar lá, foi o que tivemos de fazer.

Cerca de uma hora após a decolagem é servido o almoço. A refeição foi suficiente, pois já havíamos almoçado em Guarulhos então gostamos desta pequena refeição. Após o almoço é servido um cafézinho. Aproximadamente duas horas depois foi servido um sanduíche de queijo e peito de peru. Ficamos bastante satisfeitos, não passamos fome no voo de ida.

Almoço simples mas que satisfaz no voo de ida

Almoço simples mas que satisfaz no voo de ida

 

A sobremesa estava saborosa

A sobremesa estava saborosa

 

Café solúvel para acompanhar a sobremesa

Café solúvel para acompanhar a sobremesa

 

Em Barbados
É inesquecível descer do avião e sentir o calor do Caribe, ainda mais quando saímos do Brasil no outono. Os procedimentos na imigração foram bem rápidos, não pegamos fila pois o voo não estava cheio. Na saída do aeroporto o motorista de nosso hotel estava nos aguardando com uma placa com nosso nome. Nos hospedamos no ótimo hotel Coconut Court.

Itenerário do Voo de Volta:
BGI – GRU – 10h15 – 17h30
GRU – FLN – 20h30 – 21h30

Após dias maravilhosos de muito sol e mar, chegou o dia da volta. Agendamos no hotel o traslado até o aeroporto ao preço de 50 dólares barbadianos (ou 25 dólares americanos). Haviam outros brasileiros no hotel, então conseguimos fechar um grupo de 4 pessoas e dividimos o valor. O aeroporto não é muito movimentado e logo identificamos o guichê da Gol onde somos atendidos por funcionários locais. O embarque foi feito no horário previsto e o voo partiu por volta das 10h15 horário local. O serviço de bordo na volta foi idêntico ao voo da ida, com as mesmas refeições.

Aeroporto Internacional Grantley Adams

Aeroporto Internacional Grantley Adams

 

Guichê da Gol

Guichê da Gol

 

Cartão de embarque

Cartão de embarque

 

Réplica do Concorde que operou entre Londres e Barbados

Réplica do Concorde que operou entre Londres e Barbados

 

Painel anunciando nosso voo de volta para o Brasil

Painel anunciando nosso voo de volta para o Brasil

 

Refeição similiar ao voo de ida

Refeição similar ao voo de ida

 

Sanduíche servido após a refeição

Sanduíche servido após a refeição

 

Última vista da ilha

Última vista da ilha

 

Conclusão
Este voo direto da Gol facilita bastante para quem deseja conhecer Barbados, que é um destino caribenho maravilhoso com lindas praias e uma cultura muito rica, mas ainda pouco admirado pelos brasileiros. Os voos foram pontuais e tranquilos em todos os trechos com comissários atenciosos e um bom serviço.

Apenas no trecho de volta de Barbados para o Brasil poderia ser dada uma atenção melhor para as refeições, pois saímos perto do horário de almoço para encarar um voo de mais de 5 horas. Ainda assim, podemos concluir dizendo que a viagem toda foi uma ótima experiência e incentivamos a todos os que puderem a conhecer este belo destino.