Saiba quais os procedimentos para tomar a vacina contra a febre amarela

Alguns países no Caribe podem exigir dos cidadãos brasileiros a vacinação contra a febre amarela. No Portal Consular você pode consultar quais países possuem esta exigência. Porém, não basta só tomar a vacina em um posto de saúde e receber o cartão nacional de vacinação, é necessário obter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela (yellow fever em inglês) emitido pela ANVISA. É importante tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência para estar protegido da doença e a vacina tem duração de 10 anos.

Onde tomar a vacina
O primeiro passo é procurar um posto de saúde da rede pública municipal ou estadual próximo a sua casa para tomar a vacina. Caso não haja a vacina no posto eles poderão indicar o local em sua região onde a vacina está disponível. Ao tomar a vacina será providenciado, caso você não tenha, o cartão de vacinação que é válido no território nacional. Este documento será preenchido com as seguintes informações:

• Data da aplicação da vacina
• Número do lote da vacina aplicada
• Identificação da unidade de saúde
• Assinatura da pessoa que realizou a vacina

Não é necessário se preocupar com esses dados, apenas garanta que eles foram preenchidos em seu cartão de vacinação após a aplicação da vacina. A vacina em um posto de saúde público é gratuita, mas se preferir também poderá tomar a vacina em um serviço de saúde privado, apenas certifique-se que o estabelecimento está credenciado pela ANVISA e que as informações acima sejam preenchidas em seu cartão.

Como obter o certificado internacional
Após tomar a vacina o próximo passo é solicitar a emissão do certificado internacional de vacinação. A fim de agilizar a emissão do documento, antes de comparecer a um escritório da ANVISA deve ser preenchido um cadastro no site http://www.anvisa.gov.br/viajante.

Após informar seus dados e finalizar o preenchimento do cadastro o sistema irá gerar um nome de usuário e uma senha. Anote essas informações e compareça a um escritório da ANVISA munido de um documento oficial com foto. Este serviço também é gratuito e não precisa de agendamento, apenas verifique os horários de atendimento.

O documento deve ser assinado no ato do recebimento, portanto não é possível pedir para outra pessoa emitir. Após receber o certificado guarde com seu passaporte. Esperamos que esse pequeno guia o ajude, mas se ainda restar alguma dúvida é só nos perguntar!